Plano Nacional de Energia indica crescimento de energia solar fotovoltaica no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou no primeiro semestre uma consulta pública para colher contribuições da sociedade sobre o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050). Esse novo Plano tem o objetivo de resgatar o planejamento de longo prazo do setor de energia que havia sido paralisado desde a publicação em 2007, do PNE 2030.

O PNE apontou que haverá um crescimento do uso de energia solar fotovoltaico nos próximos 30 anos no país. Devido as restrições à expansão das Usinas Hidrelétricas, a energia solar seria uma alternativa para atender a demanda nacional.

O documento indica que a tecnologia deve atingir entre 27 GW até 90 GW em geração centralizada, em termos de capacidade instalada, e entre 8 a 26 GW médios em termos de energia em 2050. Atualmente no Brasil, as usinas solares de grande porte somam 2,94 GW e representam 1,68% da matriz elétrica.



Alguns especialistas apontam que a capacidade instalada total de solar centralizada em 2050 pode ser ainda maior. A produção de energia solar poderia ser superior a 100 GW, em um cenário que a fonte seja utilizada em substituição à expansão da energia eólica.

O documento apresenta ainda o potencial da energia solar no Brasil. Para calcular esse potencial, foram consideradas apenas as áreas já antropizadas, ou seja, não foram incluídas áreas com vegetação nativa. Considerando apenas as melhores áreas disponíveis, com radiação superior a 6 kWh/m²/dia, seria possível a instalação de 307 GWp.

Acredita-se que a solar fotovoltaica deve continuar liderando o segmento, representando pouco mais de 85% da capacidade instalada. Isso se deve por conta da sua modularidade, custo decrescente com a diminuição das tarifas de importação de equipamentos, difusão da tecnologia entre a sociedade e a busca do consumidor por meios mais sustentáveis. Especialistas apontam que com isso o Brasil pode se tornar um dos 10 maiores mercados fotovoltaicos do planeta em poucos anos.

Fale Conosco

Rua Dom Pedro 1º, 64
Vila Santo Antônio | Ourinhos - SP
contato@wllengenharia.com.br |  (14) 98103-9159

© 2018 por Wagner Boeira

 Conheça também nossas Redes Sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn