Energia solar fotovoltaica será fonte de geração elétrica mais utilizada globalmente em 2035

A Energia Solar deve se tornar a fonte mais utilizada a partir de 2035, de acordo com relatório da Statkraft, empresa especialista no ramo energia. O estudo prevê que essa tecnologia de geração ultrapasse a hidrelétrica, eólica e carvão, por meio da redução dos custos de produção, maior flexibilidade quanto à localização das usinas e facilidade na construção destas.

O relatório também aponta que, até 2050, a capacidade no segmento de energia mundial irá triplicar. As energias renováveis possuem um papel importante nesse cenário, visto que esse crescimento deverá acontecer por meio delas. A pesquisa indica que a energia solar irá crescer, em média, 12% ao ano, ao passo que a energia eólica aumentará em mais de 8% ao ano. No entanto, a energia hidrelétrica avançará de modo mais lento, com uma média de 1,5% ao ano.

A previsão é de que em 2050, caso as tecnologias de baixa emissão estejam em vantagem, 80% do total de geração de energia global será composto pelas energias renováveis. Desse percentual, 66% será produzido por fontes variáveis, tais quais eólica e solar.

Baseado no relatório, especialistas apontam que até 2030, as fontes solar e eólica irão suprir 20% do total da eletrificação brasileira, podendo chegar a 35% até 2050. O estudo também carrega a expectativa de que, em 2050, praticamente todos os novos veículos serão fomentados pela energia elétrica e 60% dos automóveis mais pesados irão trabalhar por meio de hidrogênio ou baterias. das variadas formas do hidrogênio livre de emissão, como a amônia.


Fale Conosco

Rua Dom Pedro 1º, 64
Vila Santo Antônio | Ourinhos - SP
contato@wllengenharia.com.br |  (14) 98103-9159

© 2018 por Wagner Boeira

 Conheça também nossas Redes Sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn