Brasil ultrapassa marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos, de acordo com ABSOLAR

A Energia solar fotovoltaica vem se consolidando no mundo e no Brasil. Cada vez mais empresas e residências passaram a aderir aos sistemas fotovoltaicos com uma alternativa sustentável e mais barata de gerar energia.

  De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil, em 2020, ultrapassou a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectadas à rede. Atualmente, a tecnologia solar fotovoltaica encontra-se presente em mais de cinco mil municípios e em todos os estados brasileiros. Segundo a associação, os sistemas residenciais representam a maior parte com 72,5% do total. Na sequência, aparecem sistemas para as empresas dos setores de comércio e serviços (17,7%), consumidores rurais (6,8%), indústrias (2,6%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%).

  No total esses sistemas fotovoltaicos geram 3,6 gigawatts de potência em todo o país. No ranking de potência, os consumidores dos setores de comércio e serviços aparecem na primeira colocação, com 39,1% da potência instalada no Brasil, seguidos de perto por consumidores residenciais (38,0%), consumidores rurais (12,7%), indústrias (8,8%), poder público (1,2%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,02%).

O setor de energia solar ainda tem muito acrescer, tendo em vista que mesmo com a grande adesão nos últimos anos, uma parcela muito pequena dos consumidores já aderiu ao sistema fotovoltaico. Dos mais de 84 milhões de consumidores de energia elétrica, apenas 0,4% faz uso do sol para produzir eletricidade.

Fale Conosco

Rua Dom Pedro 1º, 64
Vila Santo Antônio | Ourinhos - SP
contato@wllengenharia.com.br |  (14) 98103-9159

© 2018 por Wagner Boeira

 Conheça também nossas Redes Sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn